Avaliação da flexibilidade psicológica em adolescentes: Validação da PsyFlex-A

Autores

  • Renata Soares Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3899-6379
  • Marina Cunha Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra; Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5957-1903
  • Ilda Massano-Cardoso Instituto Superior Miguel Torga; Universidade de Coimbra, Faculdade de Medicina; ; Faculdade de Economia, Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra (CEISUC), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0003-2510-2348
  • Ana Galhardo Instituto Superior Miguel Torga; Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3484-6683

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.284

Palavras-chave:

Adolescentes, Flexibilidade Psicológica, Avaliação psicométrica, Estrutura fatorial, Características psicométricas, Estudo quantitativo

Resumo

Objetivo: Adaptar e validar a Psy-Flex para a população de adolescentes (PsyFlex-A). Pretendeu-se analisar a estrutura fatorial da escala, a invariância do modelo entre os géneros, a fidedignidade e a sua associação com variáveis sociodemográficas e outras de interesse. Método: A amostra incluiu 309 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 14,91) e uma média de 9,56 anos de escolaridade. Os participantes preencheram um protocolo formado pela PsyFlex-A e um conjunto de medidas de autorresposta que avaliaram as competências de mindfulness (CAMM), fusão cognitiva e evitamento experiencial (AFQ-Y8), estados afetivos negativos (DASS-21) e a perceção da qualidade de vida e bem-estar (KidScreen-10). Uma subamostra constituída por 45 participantes completou a PsyFlex-A quatro semanas após a primeira administração para efeitos da análise da fidedignidade temporal. Foi realizada uma Análise Fatorial Confirmatória (AFC) para testar a estrutura da escala e uma análise multigrupo para avaliar a invariância do modelo entre o sexo masculino e feminino. Testes de confiabilidade e outras validades foram também analisados. Resultados: A PsyFlex-A apresentou uma estrutura de um factor e uma invariância do modelo entre os sexos, sugerindo que os resultados são comparáveis entre rapazes e raparigas. Revelou uma consistência interna e uma fidedignidade teste-reteste adequadas. Mostrou associações positivas com as competências de mindfulness e qualidade de vida e uma associação negativa com a fusão cognitiva/evitamento experiencial e estados afetivos negativos. Foram encontradas diferenças significativas de género, obtendo os rapazes valores mais elevados de flexibilidade psicológica que as raparigas. Conclusão: A PsyFlex-A mostrou ser um instrumento válido e fidedigno para avaliar as competências de flexibilidade psicológica em adolescentes na população portuguesa. De realçar o seu contributo em contexto educativo e clínico, enquanto instrumento de rastreio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Benoy, C., Knitter, B., Schumann, I., Bader, K., Walter, M., & Gloster, A. T. (2019). Treatment sensitivity: Its importance in the measurement of psychological flexibility. Journal of Contextual Behavioral Science, 13, 121–125. https://doi.org/gghncn

Bond, F. W., Hayes, S. C., Baer, R. A., Carpenter, K. M., Guenole, N., Orcutt, H. K., Waltz, T., & Zettle, R. D. (2011). Preliminary psychometric properties of the acceptance and action questionnaire–II: A revised measure of psychological inflexibility and experiential avoidance. Behavior Therapy, 42(4), 676–688. https://doi.org/ftbs23

Byrne, B. M. (2010). Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming (2nd ed.). Taylor & Francis Group.

Chawla, N., & Ostafin, B. (2007). Experiential avoidance as a functional dimensional approach to psychopathology: An empirical review. Journal of Clinical Psychology, 63(9), 871–890. https://doi.org/d69c2j

Chen, F. F. (2007). Sensitivity of goodness of fit indexes to lack of measurement invariance. Structural Equation Modeling, 14(3), 464–504. https://doi.org/dmtdv9

Christodoulou, A., Michaelides, M. P., & Karekla, M. (2018). Greek version of the avoidance and fusion questionnaire for youth: Psychometric evaluation and gender multigroup invariance in adolescents. Journal of Psychoeducational Assessment, 36(8), 844–849. https://doi.org/gd32hq

Cunha, M., & Santos, A. M. (2011). Avaliação da inflexibilidade psicológica em adolescentes: Estudo das qualidades psicométricas da versão Portuguesa do Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y) [Evaluation of psychological inflexibility in adolescents: Psychometric properties study of the Portuguese version of the Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth (AFQ-Y)]. Laboratório de Psicologia, 9(2), 135–149. https://bit.ly/3xMwAvu

Cunha, M., & Temido, A. M. (2021). A versão Portuguesa da Psy-Flex [Manuscrito não publicado]. Instituto Superior Miguel Torga, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-comportamental da Universidade de Coimbra.

Cunha, M., Galhardo, A., & Pinto-Gouveia, J. (2013). Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM): Psychometric properties of the Portuguese version. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(3), 459–468. https://doi.org/g422

Cunha, M., Coimbra, M., Oliveira, S., & Ferreira, C. (2022). Assessing psychological inflexibility in adolescents: A validation study of the Portuguese short version of the Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth. Child & Youth Care Forum, 53, 123–138. https://doi.org/jvf7

Doorley, J. D., Goodman, F. R., Kelso, K. C., & Kashdan, T. B. (2020). Psychological flexibility: What we know, what we do not know, and what we think we know. Social and Personality Psychology Compass, 14(12), 1–11. https://doi.org/gmn79j

Finney, S. J., & DiStefano, C. (2006). Non-normal and categorical data in structural equation modeling. Gregory R. Hancock & Ralph O. Mueller (Eds.), Structural equation modeling: A second course, (pp. 269-314). Information Age Publishing.

Francis, A. W., Dawson, D. L., & Golijani-Moghaddam, N. (2016). The development and validation of the comprehensive assessment of acceptance and commitment therapy processes (CompACT). Journal of Contextual Behavioral Science, 5(3), 134–145. https://doi.org/gdj5ms

Funder, D. C., & Ozer, D. J. (2019). Evaluating effect size in psychological research: Sense and nonsense. Advances in Methods and Practices in Psychological Science, 2(2), 156–168. https://doi.org/gf2fhh

Gaspar, T., & Matos, M. G. (2008). Qualidade de vida em crianças e adolescentes: Versão Portuguesa dos instrumentos KIDSCREEN-52. Cruz Quebrada: Aventura Social e Saúde.

Gloster, A. T., Klotsche, J., Chaker, S., Hummel, K. V., & Hoyer, J. (2011). Assessing psychological flexibility: What does it add above and beyond existing constructs? Psychological Assessment, 23(4), 970–982. https://doi.org/fw3w5m

Gloster, A. T., Meyer, A. H., & Lieb, R. (2017). Psychological flexibility as a malleable public health target: Evidence from a representative sample. Journal of Contextual Behavioral Science, 6(2), 166–171. https://doi.org/gghm7f

Gloster, A. T., Block, V. J., Klotsche, J., Villanueva, J., Rinner, M. T. B., Benoy, C., Walter, M., Karekla, M., & Bader, K. (2021). Psy-Flex: A contextually sensitive measure of psychological flexibility. Journal of Contextual Behavioral Science, 22, 13–23. https://doi.org/gm8zmk

Greco, L. A., Lambert, W., & Baer, R. A. (2008). Psychological inflexibility in childhood and adolescence: Development and evaluation of the Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth. Psychological Assessment, 20(2), 93–102. https://doi.org/chm754

Greco, L. A., Baer, R. A., & Smith, G. T. (2011). Assessing mindfulness in children and adolescents: Development and validation of the Child and Adolescent Mindfulness Measure (CAMM). Psychological Assessment, 23(3), 606–614. https://doi.org/10.1037/a0022819

Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2006). Multivariate data analysis (6th ed.). Prentice Hall.

Hayes, S. C., Luoma, J. B., Bond, F. W., Masuda, A., & Lillis, J. (2006). Acceptance and commitment therapy: Model, processes and outcomes. Behaviour Research and Therapy, 44(1), 1–25. https://doi.org/dp332g

Hayes, S. C., Strosahl, K. D., & Wilson, K. G. (2012). Acceptance and commitment therapy. In The process and practice of mindful change (2nd ed.). The Guilford Press. https://doi.org/bwnm

Hayes, S. C., Strosahl, K. D., & Wilson, K. G. (2021). Terapia de Aceitação e Compromisso: O processo e a prática da mudança consciente. Artmed Editora.

JASP Team (2018). JASP (Version 0.9) [Computer software].

Kline, R. B. (2005). Principles and practice of structural equation modelling (2nd ed.). The Guildford Press.

Koo, T. K., & Li, M. Y. (2016). A guideline of selecting and reporting intraclass correlation coefficients for reliability research. Journal of chiropractic medicine, 15(2), 155–163. https://doi.org/b84r

Lappalainen, R., Lappalainen, P., Puolakanaho, A., Hirvonen, R., Eklund, K., Ahonen, T., Muotka, J., & Kiuru, N. (2021). The youth compass the effectiveness of an online acceptance and commitment therapy program to promote adolescent mental health: A randomized controlled trial. Journal of Contextual Behavioral Science, 20, 1–12. https://doi.org/gm3rg7

Lee, E. B., Homan, K. J., Morrison, K. L., Ong, C. W., Levin, M. E., & Twohig, M. P. (2020). Acceptance and commitment therapy for trichotillomania: A randomized controlled trial of adults and adolescents. Behavior Modification, 44(1), 70–91. https://doi.org/gd3mjt

Livheim, F., Tengström, A., Bond, F. W., Andersson, G., Dahl, J., & Rosendahl, I. (2016). Psychometric properties of the Avoidance and Fusion Questionnaire for Youth: A psychological measure of psychological inflexibility in youth. Journal of Contextual Behavioral Science, 5, 103–110. https://doi.org/f3sgrf

Lovibond, P. F., & Lovibond, S. H. (1995). The structure of negative emotional states: Comparison of the Depression Anxiety Stress Scales (DASS) with the Beck Depression and Anxiety Inventories. Behaviour Research and Therapy, 33(3), 335–343. https://doi.org/fwhsp7

Matos, M. G. de, Gaspar, T., & Simões, C. (2012). Health-related quality of life in Portuguese children and adolescents. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(2), 230–237. https://doi.org/g34q

Moreira, H., & Canavarro, M. C. (2020). Mindful parenting is associated with adolescents' difficulties in emotion regulation through adolescents' psychological inflexibility and self-compassion. Journal of Youth and Adolescence, 49(1), 192–211. https://doi.org/gpdrj8

Pais-Ribeiro, J. L., Honrado, A., & Leal, I. (2004). Contribuição para o estudo da adaptação Portuguesa das Escalas de Ansiedade, Depressão e Stress (EADS) de 21 itens de Lovibond e Lovibond [Contribution for the study of the Portuguese adaptation of Lovibond and Lovibond’s Depression Anxiety Stress Scales (DASS-21)]. Psicologia, Saúde & Doenças, 5(2), 229–239. https://doi.org/dtz4m4

Polanczyk, G. V., Salum, G. A., Sugaya, L. S., Caye, A., & Rohde, L. A. (2015). Annual research review: A meta-analysis of the worldwide prevalence of mental disorders in children and adolescents. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 56(3), 345–365. https://doi.org/gdsndp

Renshaw, T. L. (2018). Probing the relative psychometric validity of three measures of psychological inflexibility. Journal of Contextual Behavioral Science, 7, 47–54. https://doi.org/gdbsks

Rolffs, J. L., Rogge, R. D., & Wilson, K. G. (2018). Disentangling components of flexibility via the hexaflex model: Development and validation of the Multidimensional Psychological Flexibility Inventory (MPFI). Assessment, 25(4), 458–482. https://doi.org/gdmhtg

Ruiz, F. J. (2010). A review of Acceptance and Commitment Therapy (ACT) empirical evidence: Correlational, experimental psychopathology, component and outcome studies. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 10 (1), 125–162. https://bit.ly/3IJ01Fd

Salazar, D. M., Ruiz, F. J., Suárez-Falcón, J. C., Barreto-Zambrano, M. L., Gómez-Barreto, M. P., & Flórez, C. L. (2019). Psychometric properties of the avoidance and fusion questionnaire–youth in Colombia. Journal of Contextual Behavioral Science, 12, 305–313. https://doi.org/jvgc

Sawilowsky, S. S. (2009). New effect size rules of thumb. Journal of Modern Applied Statistical Methods, 8(2), 597–599. https://doi.org/gfz8r6

Steinberg, L. (2005). Cognitive and affective development in adolescence. Trends in cognitive sciences, 9(2), 69–74. https://doi.org/d5qdfb

Tabachnick, B. G., & Fidell, L. S. (2007). Using multivariate statistic (5th ed.). Allyn and Bacon.

Tyndall, I., Waldeck, D., Pancani, L., Whelan, R., Roche, B., & Pereira, A. (2020). Profiles of psychological flexibility: A latent class analysis of the Acceptance and Commitment Therapy Model. Behavior Modification, 44(3), 365–393. https://doi.org/ggttxc

World Health Organization. (2018). Adolescent mental health. https://bit.ly/2T25Y87

Publicado

02-03-2023

Como Citar

Soares, R., Cunha, M., Massano-Cardoso, I., & Galhardo, A. (2023). Avaliação da flexibilidade psicológica em adolescentes: Validação da PsyFlex-A. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 9(1), 1–18. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.284

Edição

Secção

Artigo Original