Impacto do suporte social e da resiliência na adaptação ao ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2024.10.2.348

Palavras-chave:

Adaptação, Ensino Superior, Resiliência, Suporte social percebido, Estudo de levantamento descritivo

Resumo

Contexto: A transição do ensino secundário para o ensino superior gera novos desafios, nem sempre fáceis de gerir. Neste sentido, fatores como a resiliência e o suporte social percebido podem facilitar este processo. Objetivo: Analisar a relação entre o suporte social percebido e a resiliência na adaptação ao ensino superior. Métodos: Participaram 207 estudantes do ensino superior, 154 dos quais do género feminino, com idades compreendidas entre 17 e os 39 anos (M = 19,63; DP = 3,53). Para a recolha de dados, foram aplicados o Questionário de Adaptação ao ensino superior, Social Support Appraisal Scale e Connor-Davidson Resilience Scale. Resultados: O suporte social percebido e a resiliência relacionaram-se positivamente com uma boa adaptação do estudante ao ensino superior. A resiliência, apresentou correlação positiva e significativa com três das dimensões de Adaptação ao ensino superior: Adaptação Social, Adaptação Académica e Desenvolvimento da Carreira. Todas as dimensões do suporte social percebido se relacionaram positivamente com a adaptação ao ensino superior. A análise de regressão linear revelou que o suporte social percebido de amigos e professores é preditor de uma melhor adaptação ao ensino superior. Conclusões: A resiliência e o suporte social percebido apresentam-se como relevantes para uma boa adaptação dos estudantes ao ensino superior, sendo o suporte social por parte dos professores e dos amigos particularmente significativo nesta adaptação. É essencial continuar a investigação nesta área para determinar a melhor forma de intervenção psicossocial no apoio aos estudantes durante este período.

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Publicado

28-11-2024

Como Citar

Ledo, J., & Antunes, C. (2024). Impacto do suporte social e da resiliência na adaptação ao ensino superior. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 10(2), 1–13. https://doi.org/10.31211/rpics.2024.10.2.348

Edição

Secção

Artigo Original