Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores não-docentes: estudo de caso numa instituição de ensino superior

Autores

  • João Pedro Cordeiro Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Ciências Empresariais, Centro de Investigação em Ciências Empresariais (CICE-IPS), Setúbal, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0831-7892
  • Pedro Cunha Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-3219-4543
  • Abílio Afonso Lourenço Escola Alexandre Herculano, Unidade de Investigação em Psicologia e Educação (UIPS), Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-6920-0412

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263

Palavras-chave:

Empenhamento Organizacional, Ensino superior, Trabalhadores não-docentes, Variáveis sociodemográficas, Estudo descritivo

Resumo

Objetivo: Este estudo teve como objetivo analisar os níveis de empenhamento organizacional e a relação entre o empenhamento e as variáveis sociodemográficas dos profissionais, em contexto de ensino superior. O empenhamento é um aspeto crítico do desempenho individual e um alicerce fundamental do desenvolvimento das organizações. Como é gerido e a interrelação que estabelece com as caraterísticas pessoais tem sido área de desenvolvimento em vários estudos. Métodos: O estudo foi de natureza quantitativa e possuiu um corte transversal, através da aplicação de um inquérito por questionário a 127 trabalhadores não-docentes de uma instituição de ensino superior. O inquérito por questionário foi validado, apresentando boas qualidades psicométricas. Resultados: As hipóteses que sistematizaram as especificações entre as componentes do empenhamento e as variáveis idade, habilitações acadêmicas e categoria profissional foram confirmadas em algumas das suas várias subalíneas, revelando-se determinantes no modo como os indivíduos se encontram empenhados organizacionalmente. As hipóteses que orientaram as especificações entre as componentes do empenhamento e as variáveis gênero e antiguidade não foram confirmadas, não existindo relação entre elas. Conclusões: Os trabalhadores estão empenhados com a instituição, ainda que com níveis diferentes, os quais são ancorados por algumas caraterísticas sociodemográficas. Tratou-se de um estudo pioneiro em contexto nacional entre os diferentes tipos de empenhamento organizacional e as variáveis sociodemográficas, em contexto de ensino superior. Contribuiu para a formulação de estratégias de gestão focadas no empenhamento organizacional, apoiando a formulação de sistemas baseados no comportamento organizacional.

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Publicado

02-10-2022

Como Citar

Cordeiro, J. P., Cunha, P., & Afonso Lourenço, A. (2022). Antecedentes do empenhamento organizacional em trabalhadores não-docentes: estudo de caso numa instituição de ensino superior. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 8(2), 1–19. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.2.263

Edição

Secção

Artigo Original