Submissões

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Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO

    1.1. O trabalho respeitou a Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial, que traduz as recomendações internacionais sobre investigação clínica, nomeadamente os princípios éticos para a investigação clínica envolvendo seres humanos, incluindo a investigação sobre dados e material humano identificáveis; 1.2. O trabalho não foi publicado previamente (exceto na forma de um resumo, de uma apresentação num encontro científico, de parte de uma lição publicada, de uma tese académica, ou de uma pré-impressão eletrónica); 1.3. Não está em análise noutra publicação; 1.4. A publicação foi aprovada por todos os autores e/ou pelas autoridades responsáveis onde o estudo ocorreu; 1.5. Não foi publicado posteriormente noutro local, nem em outra versão semelhante, nem em outra língua, sem o consentimento da RPICS.

    2. O MANUSCRITO USOU O MODELO DA RPICS

  • 3. CARTA DE APRESENTAÇÃO​

    Cada manuscrito deve ser acompanhado por uma carta de apresentação (ficheiro Word designado por Carta-Editor) com uma breve descrição do artigo em submissão e da sua relevância para os leitores prováveis da RPICS.

  • 4. RESUMO

    O resumo deve ser subdividido nos subtítulos:
    Objetivo: questões abordadas, objetivos principais.
    Métodos: configuração, contexto, amostra, ou intervenções), medidas de resultados principais; para revisões forneça as fontes de dados e os critérios para a sua seleção.
    Resultados: achados principais.
    Conclusões: apenas as que se relacionam com os resultados, positivos e negativos, destacando limitações se for apropriado, e implicações do estudo; para revisões escreva as conclusões principais e as implicações práticas e de pesquisa.
    O resumo deve ser fornecido também em Inglês no mesmo documento.
    O resumo não deve conter abreviaturas ou referências bibliográficas.
    Limite : 300 palavras.

  • 5. PALAVRAS-CHAVE

    5.1. Listar até seis palavras-chave por ordem alfabética depois do resumo no documento Word.
    5.2. Estas palavras devem caracterizar otimamente o trabalho e facilitar, quer a escolha do revisor, quer a pesquisa posterior do artigo na internet.
    5.3. Para as ciências comportamentais pode guiar-se pela tradução do MeSH (Medical Subject Headings) da National Library of Medicine) feita pela brasileira Bireme ou pelos descritores da UNESCO.
    5.4. A última palavra-chave deve ser o tipo de metodologia de pesquisa: estudo teórico, estudo descritivo através da observação, estudo de levantamento descritivo, experiência, quase-experiência, estudo ex-post facto, estudo instrumental, estudo qualitativo, meta-análise ou estudo de revisão.
    5.5. As palavras-chave devem também ser fornecidas em Inglês.

  • 6. PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

    6.1. Os manuscritos devem seguir o modelo da RPICS simples (nomeie o ficheiro Manuscrito).
    6.2. Os manuscritos devem seguir os requisitos indicados pelas normas da APA Style® detalhadas no Publication Manual of the American Psychological Association (7ª Ed.) e seguir o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990).
    6.3. Os artigos em língua inglesa devem seguir as regras gramaticais apropriadas.
    6.4. Os Editores e Revisores dão importância a estilo de escrita sucinta e clara e a tabelas bem organizadas. Os procedimentos estatísticos devem ser explicados claramente.
    6.5. As abreviaturas devem ser evitadas. Se o tiver de fazer, então indique no texto no momento da sua primeira utilização, depois não repita o nome por extenso.

  • 7. ESTRUTURA DO ARTIGO

    Todas as páginas devem ser numeradas. A contagem total de palavras inclui todo o texto do corpo do artigo (excluindo os dois resumos, as referências, as figuras e gráficos).
    Limite de palavras para artigos originais: 7000 palavras.
    Na maior parte dos artigos, o texto deve ser dividido em secções com os seguintes títulos principais: Introdução, Método (Participantes, Instrumentos, Procedimentos metodológicos, Procedimentos analíticos), Resultados, Discussão, Conclusão e Referências .
    Para outros formatos, consultar Tipos de artigos.

  • 8. ANÁLISE ESTATÍSTICA

    8.1. Demonstre que os procedimentos estatísticos utilizados foram apropriados para testar as hipóteses do estudo, e que foram também corretamente interpretados.
    8.2. Os Níveis de Significância Estatística (p. ex., p < 0,05; p < 0,01; p < 0,001) devem ser mencionados, ou, caso se aplique, os Intervalos de Confiança (amostragem não-aleatória).
    8.3. Os Tamanhos do Efeito devem ser sempre indicados (p. ex., d de Cohen, g de Hedges, Eta Quadrado, Tamanho do Efeito da Correlação, Ómega Quadrado). Para o seu cálculo e interpretação, podem ser seguidas as recomendações expressas nos seguintes artigos:
    • Espirito Santo, H. & Daniel, F. (2015). Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 1(1), 3-16. https://doi.org/8.7342/ismt.rpics.2015.1.1.14
    • Espirito Santo, H. & Daniel, F. (2017). Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (2): Guia para reportar a força das relações. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 3(1), 53-64. https://doi.org/8.7342/ismt.rpics.2017.3.1.48
    • Espirito Santo, H. M., & Daniel, F. (2018). Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (3): Guia para reportar os tamanhos do efeito para análises de regressão e ANOVAs. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 4(1), 43-60. https://doi.org/8.31211/rpics.2018.4.1.72

  • 9. TABELAS E QUADROS

    Use as tabelas para apresentar dados numéricos e os quadros para informação textual num total máximo de CINCO tabelas e quadros.
    9.1. Coloque cada tabela/quadro imediatamente a seguir à sua indicação no texto (p. ex., Tabela 1).
    9.2. Numere cada tabela/quadro consecutivamente com algarismos árabes, na ordem em que são referidos no texto e legendadas devidamente.
    9.3. Ao serem referidos no texto, não duplique a informação.
    9.4. As/Os tabelas/quadros, seus títulos e seus rodapés devem ser autoexplicativos e não podem ultrapassar uma página.
    9.5. O padrão dos símbolos usados em rodapé é o seguinte: *, **, ***, †, ††, †††, ‡, ‡‡, ‡‡‡.
    9.6. Consulte as normas da APA para a formatação.

  • 10. FIGURAS E GRÁFICOS

    10.1. Envie cada ilustração em documento individual e em formato JPG (alta resolução — 300 dpi) num total máximo de 5 figuras e gráficos.
    10.2. As legendas devem vir no manuscrito no local apropriado.
    10.3. Numere cada figura consecutivamente com algarismos árabes, na ordem em que são referidos no texto e legendadas devidamente.
    10.4. Figuras de outros trabalhos devem vir acompanhadas de permissão escrita dos seus autores.

  • 11. REFERÊNCIAS

    11.1. Recomenda-se o uso de ferramentas de software para gerir citações e referências [e.g., EndNote, Mendeley Reference Manager (livre), ReadCube Papers ou Zotero (livre)].
    11.2. Não inclua referências não publicadas e coloque sempre o DOI ou, na sua ausência, o URL caso tenha obtido a referência na web. Os doi devem ser sempre apresentados como um link URL completo no formato seguinte: https://doi.org/10.xxxx/xxxxx
    11.2. As referências de uma outra língua que não o inglês devem ser traduzidas para inglês quando o artigo for escrito em inglês.
    11.3. O número máximo de referências é de 50 para os artigos originais e de 100 para os artigos de revisão/metanálise.
    11.4. O formato seguido pela RPICS é o indicado pela APA versão 7.
    12.5. Consulte a página dos exemplos .

  • 12. NÚMERO DE ORCID

    Inclua os números de ORCID para todos os autores. Caso não disponha desse número, cada autor antes de submeter o artigo, regista-se no seguinte endereço: https://orcid.org/register
    Nessa página web coloca os dados curriculares relevantes.

  • 13. Confirme que leu a Declaração de privacidade.

Instruções para Autores

 

Os critérios de aceitação para os artigos são a qualidade e a originalidade da investigação, sendo estes parâmetros avaliados primeiramente pelos Editores. Caso indicado, os artigos são atribuídos a um Editor selecionado que coordena o processo de revisão por pares, que geralmente envolve a procura de dois revisores especialistas na área.

Use o seguinte modelo para submeter um artigo à RPICS.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de recusar material para publicação, sendo esse parecer comunicado no prazo máximo de um mês. A aceitação ou rejeição final cabe aos Editores. A menos que assim declarado, o material nesta revista não reflete necessariamente a opinião dos Editores ou do DI&D. Os editores não são responsáveis por qualquer erro de omissão ou por qualquer facto (ver Ética e Política Anti-plágio para mais informação). A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social dá primazia a artigos de investigação originais, mas aceita também outros tipos de manuscritos. Ver Tipos de Artigos para mais informação.

Os manuscritos devem seguir os requisitos indicados pelas normas da APA Style® detalhadas no Publication Manual of the American Psychological Association (6ª Ed.). Outros requisitos são apresentados na página web Instruções aos Autores.

 

Política de Privacidade

 A RPICS leva a privacidade de seus leitores e utilizadores muito a sério.

A seguir, apresentamos a nossa política de proteção das suas informações pessoais.

 

1. Sobre nós

  • Em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados [(UE) 2016/679], o controlador de dados é o Departamento de Investigação e Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga.
  • Não vendemos, compartilhamos, nem transferimos informações pessoais a terceiros.
  • A RPICS deteta os padrões de uso de páginas no seu site. Esta análise de rastreio permite-nos identificar os artigos mais lidos.
  • Outros aspetos do fluxo de trabalho do nosso site não exigem o uso de cookies. 
  • Por favor, dirija questões e pedidos relativos a esta declaração de privacidade aos editores-chefes da RPICS (rpics@ismt.pt).

 

2. Dados recolhidos sobre os utilizadores

  • Examinar e ler artigos no nosso site não requer qualquer registo de informação pessoal por parte dos leitores.
  • O registo no nosso site é opcional e voluntário, mas é exigido no caso de submissão, análise ou edição do conteúdo de manuscritos. Os dados solicitados incluem apenas os seguintes pontos:
    • Dados de identidade: título, nome, apelido, iniciais do nome, género, nome de utilizador, afiliação institucional, número de ORCID, resumo biográfico (e.g., departamento e cargo) e idiomas conhecidos.
    • Dados de contacto: URL pessoal, endereço de e-mail, números de telefone e endereço postal.
    • Dados pessoais adicionais: áreas científicas de interesse que usaremos para convidar os registantes como revisores potenciais.
  • Publicar um artigo científico é intrinsecamente um processo público. O nome e endereço de e-mail de todos os autores de um artigo da RPICS estarão disponíveis para os leitores da RPICS para permitir a comunicação científica.
  • Recolher esses endereços de e-mail para uso comercial não é permitido.
  • A própria RPICS não enviará e-mails não solicitados aos autores, a menos que isso diga respeito diretamente ao artigo que eles publicaram na RPICS.
  • A RPICS usará os detalhes de contacto dos utilizadores para fins académicos (e.g., para solicitar uma revisão de um livro/artigo, para confirmar o envio bem-sucedido de conteúdos ou solicitar aos autores novos trabalhos).
  • A RPICS reserva-se o direito de divulgar informações pessoais de membros, se exigido por lei, ou de boa-fé e crença de que tal ação é razoavelmente necessária para cumprir o processo legal, responder a reclamações ou proteger os direitos, propriedade ou segurança dos membros da RPICS.