Competência emocional dos profissionais de saúde num contexto de uma unidade de cuidados coronários: estudo de abordagem qualitativa com recurso a tecnologias online

Autores

  • Rui Pereira Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Coimbra; Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga https://orcid.org/0000-0002-4811-6753
  • Silvana Martins Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Coimbra https://orcid.org/0000-0003-3791-3236
  • Lisa Gomes Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Coimbra; Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga https://orcid.org/0000-0003-2154-3461
  • João Cainé Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga https://orcid.org/0000-0001-8591-6760
  • Ana Paula Macedo Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E), Coimbra; Universidade do Minho, Escola Superior de Enfermagem, Braga https://orcid.org/0000-0002-1064-3523

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.228

Palavras-chave:

Competência emocional, Investigação qualitativa, Estudo de caso, Contexto de saúde, Profissionais de saúde

Resumo

Contexto e Objetivo: A complexidade associada aos cuidados de saúde exige que os profissionais mobilizem diferentes tipos de competências. Dentro destas, a competência emocional assume-se como um fator de proteção em situações de elevado stress laboral. Adicionalmente, este tipo de competência encontra-se positivamente associada a outras como a empatia, a resiliência, o suporte social, a satisfação laboral e o cuidar, que constituem elementos essenciais no desempenho profissional dos profissionais de saúde. Assim, este estudo procurou compreender a competência emocional e o seu papel na gestão de situações complexas, na adaptação ao contexto de trabalho e no cuidado à pessoa com doença coronária. Método: O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, tendo como referencial teórico-metodológico o estudo de caso explicativo. Participaram cinco profissionais de saúde (4 enfermeiros e um médico) de uma unidade de cuidados coronários de um hospital da região norte de Portugal. Para a recolha de dados optou-se pela realização de um focus group, em fevereiro de 2021. Os resultados foram analisados tendo em consideração os pressupostos de análise de dados qualitativos propostos por Bardin. Resultados: As narrativas destes profissionais deixaram transparecer a complexidade da tarefa laboral, as emoções com que preenchem a jornada de trabalho e o seu papel em momentos cruciais de tomada de decisão. Todos os participantes referiram a necessidade de se desenvolverem iniciativas que promovam o desenvolvimento de diferentes tipos de competências. Conclusão: Este estudo possibilitou aceder a vivências dos profissionais de saúde numa época de grandes desafios devido à pandemia. As narrativas partilhadas possibilitaram a identificação de áreas de maior vulnerabilidade e fragilidade que caracterizam o contexto profissional onde estes participantes atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alonazi, W. B. (2020). The impact of emotional intelligence on job performance during COVID-19 crisis: A cross-sectional analysis. Psychology Research and Behavior Management, 13, 749–757. https://doi.org/gjgk7p

Anderson, L., Brown, J. P. R., Clark, A. M., Dalal, H., Rossau, H. K., Bridges, C., & Taylor, R. S. (2017). Patient education in the management of coronary heart disease. Cochrane Database of Systematic Reviews, 6, CD008895. https://doi.org/gbw3zw

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. Edições 70.

Bas-Sarmiento, P., Fernández-Gutiérrez, M., Díaz-Rodríguez, M., Carnicer-Fuentes, C., Castro-Yuste, C., García-Cabanillas, M. J., Gavira-Fernández, C., Martelo-Baro, M. de los Á., Paloma-Castro, O., Paublete-Herrera, M. del C., Rodríguez-Cornejo, M. J., & Moreno-Corral, L. (2019). Teaching empathy to nursing students: A randomised controlled trial. Nurse Education Today, 80(September 2018), 40–51. https://doi.org/htzt

Beall, A. T., & Tracy, J. L. (2017). Emotivational psychology: How distinct emotions facilitate fundamental motives. Social and Personality Psychology Compass, 11(2), e12303. https://doi.org/htzs

Borges, E. M. das N., Queirós, C. M. L., Vieira, M. R. F. S. P., & Teixeira, A. A. R. (2021). Perceptions and experiences of nurses about their performance in the COVID-19 pandemic. Rev Rene, 22, e60790. https://doi.org/htzr

Cronenwett, L., Sherwood, G., Barnsteiner, J., Disch, J., Johnson, J., Mitchell, P., Sullivan, D. T., & Warren, J. (2007). Quality and safety education for nurses. Nursing Outlook, 55(3), 122–131. https://doi.org/d6q6tw

de Andrade, S. R., Ruoff, A. B., Piccoli, T., Schmitt, M. D., Ferreira, A., & Xavier, A. C. A. (2017). O estudo de caso como método de pesquisa em enfermagem: Uma revisão integrativa. Texto e Contexto Enfermagem, 26(4), 1–12. https://doi.org/htzq

Değerli, F. İ., & Odacı, H. (2020). Effect of an emotional intelligence training program developed for prospective psychological counselors on psychological counseling skill levels. Journal of Rational - Emotive & Cognitive - Behavior Therapy, 38, 568–578. https://doi.org/htzp

El-Hage, W., Hingray, C., Lemogne, C., Yrondi, A., Brunault, P., Bienvenu, T., Etain, B., Paquet, C., Gohier, B., Bennabi, D., Birmes, P., Sauvaget, A., Fakra, E., Prieto, N., Bulteau, S., Vidailhet, P., Camus, V., Leboyer, M., Krebs, M. O., & Aouizerate, B. (2020). Health professionals facing the coronavirus disease 2019 (COVID-19) pandemic: What are the mental health risks? Encephale, 46(3), S73–S80. https://doi.org/ggxz8d

Elias, E. (2013). Avaliação do impacto de um programa de promoção de competências sócio-emocionais no bem-estar dos professores [Universidade de Lisboa]. https://bit.ly/37K7Xq5

Esperidião-Antonio, V., Majeski-Colombo, M., Toledo-Monteverde, D., Moraes-Martins, G., Fernandes, J., Assis, M., & Siqueira-Batista, R. (2008). Neurobiology of the emotions. Archives of Clinical Psychiatry, 35(2), 55-65. https://doi.org/ft86hg

Faro, A., Bahiano, M. de A., Nakano, T. de C., Reis, C., da Silva, B. F. P., & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 and mental health: The emergence of care. Estudos de Psicologia (Campinas), 37, 1–14. https://doi.org/ggx6bw

Franzoi, I. G., Granieri, A., Sauta, M. D., Agnesone, M., Gonella, M., Cavallo, R., Lochner, P., Bragazzi, N. L., & Naldi, A. (2021). Anxiety, post-traumatic stress, and burnout in health professionals during the COVID-19 pandemic: Comparing mental health professionals and other healthcare workers. Healthcare, 9(6), 635. https://doi.org/htzm

Frijda, N. H., & Mesquita, B. (1994). The social roles and functions of emotions. In S. Kitayama & H. R. Markus (Eds.), Emotion and culture: Empirical studies of mutual influence, (pp. 51–87). American Psychological Association. https://doi.org/b7kcfp

Hancher-Rauch, H. L., Bishop, C., Campbell, A., Cecil, K., & Yazel, L. (2021). Effects of COVID-19 pandemic on the professional roles and responsibilities of health educators. Health Promotion Practice, 22(2), 156–162. https://doi.org/gpkkzj

Hodzic, S., Scharfen, J., Ripoll, P., Holling, H., & Zenasni, F. (2018). How efficient are emotional intelligence trainings: A meta-analysis. Emotion Review, 10(2), 138–148. https://doi.org/gghm43

Ikävalko, H., Hökkä, P., Paloniemi, S., & Vähäsantanen, K. (2020). Emotional competence at work. Journal of Organizational Change Management, 33(7), 1485–1498. https://doi.org/htzk

Jin, Y.-H., Huang, Q., Wang, Y.-Y., Zeng, X.-T., Luo, L.-S., Pan, Z.-Y., Yuan, Y.-F., Chen, Z.-M., Cheng, Z.-S., Huang, X., Wang, N., Li, B.-H., Zi, H., Zhao, M.-J., Ma, L.-L., Deng, T., Wang, Y., & Wang, X.-H. (2020). Perceived infection transmission routes, infection control practices, psychosocial changes, anda management of COVID-19 infected healthcare workers in a tertiary acute care hospital in Wuhan: A cross-sectional survey. Military Medical Research, 7(24), 1–13. https://doi.org/ggvww6

Karimi, L., Leggat, S. G., Bartram, T., & Rada, J. (2020). The effects of emotional intelligence training on the job performance of Australian aged care workers. Health Care Management Review, 45(1), 41–51. https://doi.org/htzj

Liu, D., Baumeister, R. F., Veilleux, J. C., Chen, C., Liu, W., Yue, Y., & Zhang, S. (2020). Risk factors associated with mental illness in hospital discharged patients infected with COVID-19 in Wuhan, China. Psychiatry Research, 292, 113297. https://doi.org/gg4vmr

Macedo, A., Cainé, J., Gomes, L., Pereira, R., & Soares, F. (2019). Serious games para profissionais de saúde como estratégia promotora de reconstrução da autonomia em doentes após enfarte agudo do miocárdio. Livro de Actas CIAIQ2019, 2(2), 1277–1285. https://bit.ly/3yxQxYJ

Macedo, A. P., Gomes, L., Pereira, R., Cainé, J., & Martins, S. (2021). Desenvolvimento de competências emocionais dos profissionais de saúde em contexto de uma Unidade de Cuidados Coronários. In L. Fornari, E. Oliveira, C. Oliveira, B. Faria, J. Ribeiro, & E. Higa (Eds.), New Trends in Qualitative Research (Vol. 8, pp. 864–870). Ludomedia. https://doi.org/htzh

Mayer, J. D. (2004). What is emotional intelligence? UNH Personality Lab. 8.

Mayer, J., Salovey, P., Caruso, D., & Cherkasskiy, L. (2011). Emotional Intelligence. In R. J. Sternberg & S. B. Kaufman (Eds.), The Cambridge handbook of intelligence (pp. 528–549). Cambridge University Press. https://doi.org/grxb

Monahan, F. D., Sands, J. K., Neighbords, M., Marek, J. K., & Green, C. J. (2006). Phipps’ medical-surgical nursing: Health and illness perspectives (8ª ed.). Mosby.

Morgan, D. L. (1997). Focus group as qualitative research (2ª ed.). Sage.

Morgan, D. L. (2004). Focus groups. Annual Review of Sociology, 22(1), 129–152. https://doi.org/bjcn8d

Moussa Abd El-Mageed, F., Adam, S., Mahmoud Hassan, R., & Abd Elghafar, G. (2019). the effect of emotional intelligence training program on stress among nurse students. Egyptian Journal of Health Care, 10(4), 147–161. https://doi.org/htzg

Nightingale, S., Spiby, H., Sheen, K., & Slade, P. (2018). The impact of emotional intelligence in health care professionals on caring behaviour towards patients in clinical and long-term care settings: Findings from an integrative review. International Journal of Nursing Studies, 80(April 2018), 106–117. https://doi.org/gdg2wt

Pérez-Fuentes, M. del C., Jurado, M. del M. M., & Gázquez Linares, J. J. (2019). Explanatory value of general self-efficacy, empathy and emotional intelligence in overall self-esteem of healthcare professionals. Social Work in Public Health, 34(4), 318–329. https://doi.org/gnc8bp

Pérez-Fuentes, M. del C., Molero Jurado, M. del M., del Pino, R. M., & Gázquez Linares, J. J. (2019). Emotional intelligence, self-efficacy and empathy as predictors of overall self-esteem in nursing by years of experience. Frontiers in Psychology, 10(September). https://doi.org/gf86h4

Souza, F. N., Costa, A. P., Moreira, A., Souza, D. N., & Freitas, F. (2016). webQDA: Manual de utilização rápida. Universidade de Aveiro. Serviços de Biblioteca, Informação documental e Museologia. https://bit.ly/37KAvzD

Teixeira, C. F. de S., Soares, C. M., Souza, E. A., Lisboa, E. S., Pinto, I. C. de M., de Andrade, L. R., & Espiridião, M. A. (2020). The health of healthcare professionals coping with the covid-19 pandemic. Ciência e Saúde Coletiva, 25(9), 3465–3474. https://doi.org/gh5mgx

Teskereci, G., Öncel, S., & Özer Arslan, Ü. (2020). Developing compassion and emotional intelligence in nursing students: A quasi-experimental study. Perspectives in Psychiatric Care, 56(4), 797–803. https://doi.org/htzf

Veiga Branco, A. (2004). Competência emocional. Quarteto editora. https://bit.ly/3FIqYFK

World Health Organization. (2020). WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic. World Health Organization. https://bit.ly/3PgcbXv

Yin, R. K. (2010). Estudo de caso: Planejamento e métodos (4ª ed.). Bookman.

Downloads

Publicado

27-05-2022

Como Citar

Pereira, R., Martins, S., Gomes, L., Cainé, J., & Macedo, A. P. (2022). Competência emocional dos profissionais de saúde num contexto de uma unidade de cuidados coronários: estudo de abordagem qualitativa com recurso a tecnologias online. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 8(1), 1–12. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.228

Edição

Secção

Artigo Original