Estresse, apoio social, crenças e práticas parentais de mães de crianças autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.2.308

Palavras-chave:

Estresse Materno, Práticas Parentais, Suporte Social, Transtorno do Espectro Autista, Estudo Transversal

Resumo

Contexto: Estudos anteriores indicam alta prevalência de estresse em pais de crianças com Transtorno de Espectro do Autismo (TEA) e impacto moderador da rede de apoio social. No entanto, poucos investigaram a relação entre essas variáveis e as crenças e práticas parentais no cuidado e estimulação de crianças com TEA. Objetivo: Avaliar associações entre estresse, rede social de apoio e crenças maternas/práticas em mães de crianças com TEA. Métodos: Este estudo transversal correlacional avaliou 52 mães (Midade = 37,50 anos) de crianças com TEA atendidas em quatro unidades de saúde pública do Estado de São Paulo. Foram aplicados um Questionário Sociodemográfico, o Inventário Lipp de Sintomas de Estresse, a Escala de Crenças Parentais e Práticas de Cuidado e a Escala de Rede Social de Apoio. Resultados:  Observou-se alta prevalência (86,5%) de estresse clínico das participantes. A percepção de apoio social foi baixa, e mães com percepção de maior apoio social indicaram menores níveis de estresse. Embora as práticas de cuidado fossem em geral adequadas, mães com mais estresse realizavam menos atividades de estimulação com seus filhos. Conclusões: Os resultados reforçam a importância da avaliação e manejo do estresse, da rede social de apoio e da saúde mental das mães de crianças com TEA, para facilitar a adoção de práticas de estimulação que possam otimizar o desenvolvimento de crianças com alterações de neurodesenvolvimento.

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Publicado

30-11-2023

Como Citar

Christmann, M., Furer Barreto, A., Alckmin-Carvalho, F., & Monzani da Rocha, M. (2023). Estresse, apoio social, crenças e práticas parentais de mães de crianças autistas. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 9(2), 1–19. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.2.308

Edição

Secção

Artigo Original