Influência da relação resposta/reforço na persistência comportamental

Autores

  • André Connor de Méo Luiz Instituto Continuum https://orcid.org/0000-0002-3092-324X
  • Myenne Mieko Ayres Tsutsumi Instituto Continuum; Universidade Estadual de Londrina; Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Londrina
  • Juliana Suemi Gomes Shirakawa Instituto Continuum; Universidade Positivo, Londrina https://orcid.org/0000-0001-8890-2604

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2024.10.1.337

Palavras-chave:

Resistência à mudança, Persistência, Reforço, Relação resposta/reforço, Estudo experimental

Resumo

Contexto: A Teoria do Momentum Comportamental propõe que a persistência comportamental resulta da relação estímulo-estímulo independentemente da relação resposta-estímulo. No entanto, estudos recentes indicam limitações nesta teoria, sugerindo que a persistência pode ser influenciada por variáveis adicionais não contempladas originalmente. Objetivo: Este estudo investigou a persistência em função do número de respostas emitidas por reforço obtido, especificamente a relação resposta/reforço (R/SR). Métodos: Experimentos 1 e 2: Estudantes universitários foram expostos a um esquema múltiplo com três componentes, cada um exigindo diferentes relações R/SR. Esses esquemas variavam a exigência de respostas para cada reforço, avaliando a persistência sob diferentes condições de R/SR. Experimento 3: Os participantes foram expostos a um esquema múltiplo com três componentes, onde cada componente operava sob um esquema tandem intervalo variável-razão fixa. Diferentes quantidades de respostas por reforço eram exigidas em cada componente. Resultados: Os resultados indicaram que, dentro dos parâmetros experimentais utilizados, a relação R/SR não afetou significativamente a persistência comportamental. Conclusões: Este estudo destaca a complexidade das variáveis envolvidas na persistência comportamental e a necessidade de ampliar a análise dessas variáveis. A relação R/SR é complexa, em codependência com outros aspectos do comportamento. Futuras pesquisas devem explorar os efeitos da relação R/SR na persistência comportamental através de uma linha contínua de investigação, composta por experimentos que controlem separadamente diversas variáveis comportamentais. Compreender essas interações pode transformar a abordagem científica à persistência comportamental, permitindo intervenções mais precisas e eficazes e contribuindo para avanços significativos em áreas como a educação, psicoterapia e modificação de comportamento.

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Publicado

20-05-2024

Como Citar

Connor de Méo Luiz, A., Mieko Ayres Tsutsumi, M., & Gomes Shirakawa , J. S. (2024). Influência da relação resposta/reforço na persistência comportamental. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 10(1), 1–21. https://doi.org/10.31211/rpics.2024.10.1.337

Edição

Secção

Artigo Original