Programa de Primeiros Socorros em Saúde Mental: Estudo piloto
Resumo
Objetivo: O presente estudo piloto teve como objetivo apreciar comparativamente a qualidade do Programa de Primeiros Socorros em Saúde Mental na Literacia em saúde mental de recém-licenciados em Enfermagem.
Método: Utilizou-se um desenho pré-experimental, designado estudo de caso com pós-teste de grupo único. O Programa teve a duração de dois dias (14 horas). A amostra do estudo foi constituída por 16 recém-licenciados em Enfermagem, com uma média de idades de 21,86 anos (DP = 0,54). Como instrumento de colheita de dados foi utilizado o Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental, aplicado à depressão, esquizofrenia e abuso de álcool. Em termos de análise de dados, recorreu-se às estatísticas resumo, ao teste Q de Cochran e teste de Friedman e como medidas de tamanho de efeito o ℜ e W, associadas ao teste adequado.
Resultados: Observou-se, no final da intervenção, níveis elevados e diferenciados de literacia em saúde mental em todas as suas componentes, ao nível da depressão, esquizofrenia e uso/abuso de álcool, especificamente em termos de reconhecimento dos problemas. Comparativamente, a intenção de pedido de ajuda diferenciou-se consoante o problema descrito nas vinhetas (p < 0,05), sendo mais elevada na depressão (81,30%) comparativamente ao abuso de álcool (56,30%) e à esquizofrenia (37,50%). Resultado idêntico foi obtido para a confiança em prestar primeiros socorros (p < 0,05) e em que os participantes se sentiram mais confiantes nos casos da depressão e do abuso de álcool.
Conclusões: Apesar das limitações decorrentes do tipo de desenho utilizado, nomeadamente a ausência de grupo de controlo e não existência de observação prévia à intervenção, os resultados mostram que no fim do programa os participantes apresentam elevada confiança para agir em prol da sua saúde mental e daqueles que lhe estão próximos.
Downloads
Referências
American Psychiatric Association. (2006). DSM-IV-TR - Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais (4th ed.). Lisboa: Climepsi. [Google Scholar]
Beja, M. J., Portugal, A., Câmara, J., Berenguer, C., Rebolo, A., Crawford, C., & Gonçalves, D. (2018). Primeiros socorros psicológicos: Intervenção psicológica na catástrofe. Psychologica, 61(1), 125–142. [Google Scholar] [CrossRef]
Bond, K. S., Jorm, A. F., Kitchener, B. A., & Reavley, N. J. (2015). Mental health first aid training for Australian medical and nursing students: An evaluation study. BMC Psychology, 3(1), 1–9. [Google Scholar] [CrossRef]
Burns, S., Crawford, G., Hallett, J., Hunt, K., Chih, H. J., & Tilley, P. J. M. (2017). What’s wrong with John? A randomised controlled trial of Mental Health First Aid (MHFA) training with nursing students. BMC Psychiatry, 17(1), 111. [Google Scholar] [CrossRef]
Hadlaczky, G., Hökby, S., Mkrtchian, A., Carli, V., & Wasserman, D. (2014). Mental health first aid is an effective public health intervention for improving knowledge, attitudes, and behaviour: A meta-analysis. International Review of Psychiatry, 26(4), 467–475. [Google Scholar] [CrossRef]
Johnston, J. E., Berry, K. J., & Mielke, P. W. (2007). Permutation tests: Precision in estimating probability values. Perceptual and Motor Skills, 105(3), 915–920. [Google Scholar] [CrossRef]
Jorm, A. F. (2012). Mental health literacy: Empowering the community to take action for better mental health. American Psychologist, 67(3), 231–243. [Google Scholar] [CrossRef]
Jorm, A. F. (2014). Mental health literacy: Promoting public action to reduce mental health problems. In L. M. J. Loureiro (Coord.), Literacia em saúde mental: Capacitar as pessoas e as comunidades para agir (Vol. 8, pp. 27–39). Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E). [Google Scholar] [URL]
Kitchener, B. A., & Jorm, A. F. (2002). Mental health first aid training for the public: Evaluation of effects on knowledge, attitudes and helping behavior. BMC Psychiatry, 2(1), 10. [Google Scholar] [CrossRef]
Link, B. G., & Phelan, J. C. (2001). Conceptualizing stigma. Annual Review of Sociology, 27(1), 363–385. [Google Scholar] [CrossRef]
Loureiro, L. M. J. (2014). Literacia em saúde mental: Capacitar as pessoas e as comunidades para agir. Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E). [Google Scholar] [URL]
Loureiro, L. M. J. (2015). Questionário de Avaliação da Literacia em Saúde Mental – QuALiSMental: Estudo das propriedades psicométricas. Revista de Enfermagem Referência, 4(4), 79–88. [Google Scholar] [CrossRef]
Loureiro, L. M. J., Mendes, A. M. O. C., Barroso, T. M. M. D. A., Santos, J. C. P., Oliveira, R. A., & Ferreira, R. O. (2012). Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens: Conceitos e desafios. Revista de Enfermagem Referência, 3(6), 157–166. [Google Scholar] [CrossRef]
Loureiro, L. M. J., Sousa, C. S. F., & Gomes, S. P. S. (2014). Primeira ajuda em saúde mental - Pressupostos e linhas orientadoras de ação. In L. M. J. Loureiro (Coord.), Literacia em saúde mental: Capacitar as pessoas e as comunidades para agir (Vol. 8, pp. 63–77). Coimbra: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E). [Google Scholar] [URL]
Morgan, A. J., Ross, A., & Reavley, N. J. (2018). Systematic review and meta-analysis of mental health first aid training: Effects on knowledge, stigma, and helping behaviour. PLoS ONE, 13(5), e0197102. [Google Scholar] [CrossRef]
O'Reilly, C. L., Bell, J. S., Kelly, P. J., & Chen, T. F. (2011). Impact of mental health first aid training on pharmacy students' knowledge, attitudes and self-reported behaviour: A controlled trial. Australian and New Zealand Journal of Psychiatry, 45(7), 549–557. [Google Scholar] [CrossRef]
Organização Mundial de Saúde. (2011). Primeiros cuidados psicológicos: Guia para trabalhadores de campo. Geneva: OMS. [PDF]
Pedro, A. R., Amaral, O., & Escoval, A. (2016). Literacia em saúde, dos dados à ação: Tradução, validação e aplicação do European Health Literacy Survey em Portugal. Revista Portuguesa de Saúde Pública, 34(3), 259–275. [Google Scholar] [CrossRef]
Sørensen, K., Van den Broucke, S., Fullam, J., Doyle, G., Pelikan, J., Slonska, Z., & Brand, H. (2012). Health literacy and public health: A systematic review and integration of definitions and models. BMC Public Health, 12(1), 12–80. [Google Scholar] [CrossRef]
Tomczak, M., & Tomczak, E. (2014). The need to report effect size estimates revisited. An overview of some recommended measures of effect size. Trends in Sport Sciences, 21(1), 19–25. [Google Scholar] [PDF]
Yap, M. B. H., & Jorm, A. F. (2012). Young people's mental health first aid intentions and beliefs prospectively predict their actions: Findings from an Australian National Survey of Youth. Psychiatry Research, 196(2-3), 315–319. [Google Scholar] [CrossRef]
Direitos de Autor (c) 2019 Luís Manuel Loureiro, Catarina Ferreira Sousa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.