Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. A submissão de um manuscrito implica as seguintes CONDIÇÕES:

    1.1. Que o trabalho respeitou a Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial, que traduz as recomendações internacionais sobre investigação clínica, nomeadamente os princípios éticos para a investigação clínica envolvendo seres humanos, incluindo a investigação sobre dados e material humano identificáveis;
    1.2. Que o trabalho não tenha sido publicado previamente (exceto na forma de um resumo, de uma apresentação num encontro científico, de parte de uma lição publicada, de uma tese académica, ou de uma pré-impressão eletrónica);
    1.3. Que não esteja em análise noutra publicação;
    1.4. Que a publicação tenha sido aprovada por todos os autores e/ou pelas autoridades responsáveis onde o estudo ocorreu;
    1.5. Que não seja publicado posteriormente noutro local, nem em outra versão semelhante, nem em outra língua, sem o consentimento da RPICS.



  • 1.2. Todos os autores devem assinar uma DECLARAÇÃO e enviá-la com o seguinte conteúdo:

    "Declaro que respeitei a Declaração de Helsínquia da Associação Médica Mundial que traduz as recomendações internacionais sobre investigação clínica, nomeadamente os princípios éticos para a investigação clínica envolvendo seres humanos, incluindo a investigação sobre dados e material humano identificáveis. Declaro que tive uma contribuição substancial para o manuscrito*. Declaro que aprovo a versão final do manuscrito. Declaro que o manuscrito não está sob revisão em qualquer outra revista, e que não foi publicado em parte ou no todo noutra revista. Declaro que o manuscrito não foi apresentado anteriormente [Se parte já foi apresentado noutro local, indique na página de título os autores, datas, título, local, páginas]. Declaro que o artigo é original e que todas as afirmações apresentadas como factos são baseadas na investigação dos Autores, que se responsabilizam por elas. Declaro que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade. Declaro que não existe, da parte de qualquer dos Autores, conflito de interesses. Declaro que os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, concedem à Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social o direito de primeira publicação do artigo. [Seguem-se as assinaturas de todos os autores.]”


    * Consulte os critérios para a definição de Autoria.

  • 3. CARTA DE APRESENTAÇÃO​

    Cada manuscrito deve ser acompanhado por uma carta de apresentação com uma breve descrição do artigo em submissão e da sua relevância para os leitores prováveis da RPICS.



  • 4. PÁGINA DE TÍTULO​

    Esta página deve vir em documento em separado e deve conter:

    4.1. O título do artigo que deverá ser curto, informativo e conterá as principais palavras-chave. O título deve ser escrito em Português e em Inglês.
    4.2. Um título menor que servirá de cabeçalho e deverá ter menos de 40 palavras.
    4.3. A contagem total de palavras.
    4.4. Os nomes dos autores e respetivos graus académicos mais recentes.
    4.4. Afiliação (instituições respetivas ou local de emprego).
    4.6. Papel de cada autor na realização do trabalho.
    4.7. O nome, endereço, telefone e e-mail do autor responsável pela correspondência.



  • 5. PÁGINA DO RESUMO

    O resumo deve ser enviado em página separada e ser subdividido nos subtítulos:
    Objetivo: questões abordadas, objetivos principais.
    Métodos: configuração, contexto, amostra, ou intervenções), medidas de resultados principais; para revisões forneça as fontes de dados e os critérios para a sua seleção.
    Resultados: achados principais.
    Conclusões: apenas as que se relacionam com os resultados, positivos e negativos, destacando limitações se for apropriado, e implicações do estudo; para revisões escreva as conclusões principais e as implicações práticas e de pesquisa.
    O resumo deve ser fornecido também em Inglês.
    O resumo não deve conter abreviaturas ou referências bibliográficas.
    Limite : 300 palavras.



  • 6. PALAVRAS-CHAVE

    6.1. Listar até seis palavras-chave por ordem alfabética depois do resumo.
    6.2. Estas palavras devem caracterizar otimamente o trabalho e facilitar, quer a escolha do revisor, quer a pesquisa posterior do artigo na internet.
    6.3. Para as ciências comportamentais pode guiar-se pela tradução do MeSH (Medical Subject Headings) da National Library of Medicine) feita pela brasileira Bireme ou pelos descritores da UNESCO.
    6.4. A última palavra-chave deve ser o tipo de metodologia de pesquisa: estudo teórico, estudo descritivo através da observação, estudo de levantamento descritivo, experiência, quase-experiência, estudo ex-post facto, estudo instrumental, estudo qualitativo, meta-análise ou estudo de revisão.
    6.5. As palavras-chave devem também ser fornecidas em Inglês.



  • 7. PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

    7.1. Os manuscritos devem seguir os requisitos indicados pelas normas da APA Style® detalhadas no Publication Manual of the American Psychological Association (6ª Ed.) e seguir o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990).
    7.2. Os artigos em língua inglesa devem seguir as regras gramaticais apropriadas.
    7.7. Os Editores e Revisores dão importância a estilo de escrita sucinta e clara e a tabelas bem organizadas. Os procedimentos estatísticos devem ser explicados claramente.



  • 8. USO DE PROCESSADORES INFORMÁTICOS DE TEXTO

    8.1. O texto deve ser escrito no processador Word a uma coluna e o esquema deve ser simples.
    8.2. Não use tabulações, opções de alinhamento ou hifenização e não abuse de parágrafos ou listagens. Use, no entanto, o negrito, itálico, expoente, índice, etc. Note que a maior parte dos códigos de formatação serão removidos.
    8.3. Quando preparar as tabelas, se usar a grade de tabela, use somente uma grelha para cada tabela individual e não uma grelha para cada linha. Se não usar grelha, use as tabulações, e não espaços, para alinhar as colunas.
    8.8. Evite erros desnecessários, usando corretores ortográficos e gramaticais.



  • 9. ESTRUTURA DO ARTIGO

    Todas as páginas devem ser numeradas.
    A contagem total de palavras inclui todo o texto do corpo do artigo (excluindo os dois resumos, as referências, as figuras e gráficos).
    Limite de palavras para artigos originais: 7000 palavras.
    Na maior parte dos artigos, o texto deve ser dividido em secções com os seguintes títulos principais: Introdução, Método (Participantes, Instrumentos, Procedimentos metodológicos, Procedimentos analíticos), Resultados, Discussão, Conclusão e Referências .
    Para outros formatos, consultar Tipos de artigos.



  • 10. ANÁLISE ESTATÍSTICA

    10.1. Demonstre que os procedimentos estatísticos utilizados foram apropriados para testar as hipóteses do estudo, e que foram também corretamente interpretados.
    10.2. Os Níveis de Significância Estatística (p. ex., p < 0,05; p < 0,01; p < 0,001) devem ser mencionados, ou, caso se aplique, os Intervalos de Confiança (amostragem não-aleatória).
    10.3. Os Tamanhos do Efeito devem ser sempre indicados (p. ex., d de Cohen, g de Hedges, Eta Quadrado, Tamanho do Efeito da Correlação, Ómega Quadrado). Para o seu cálculo e interpretação, podem ser seguidas as recomendações expressas nos seguintes artigos:
    • Espirito Santo, H. & Daniel, F. (2015). Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (1): As limitações do p < 0,05 na análise de diferenças de médias de dois grupos. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 1(1), 3-16. https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2015.1.1.14
    • Espirito Santo, H. & Daniel, F. (2017). Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (2): Guia para reportar a força das relações. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, 3(1), 53-64. https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2017.3.1.48
    • Espirito Santo, H. M., & Daniel, F. (2018). Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos (3): Guia para reportar os tamanhos do efeito para análises de regressão e ANOVAs. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 4(1), 43-60. https://doi.org/10.31211/rpics.2018.4.1.72



  • 11. ABREVIATURAS​

    As abreviaturas devem ser evitadas. Se o tiver de fazer, então indique no texto no momento da sua primeira utilização, depois não repita o nome por extenso.



  • 12. TABELAS E QUADROS

    Use as tabelas para apresentar dados numéricos e os quadros para informação textual num total máximo de CINCO tabelas e quadros.
    12.1. Coloque cada tabela/quadro imediatamente a seguir à sua indicação no texto (p. ex., Tabela 1).
    12.2. Numere cada tabela/quadro consecutivamente com algarismos árabes, na ordem em que são referidos no texto e legendadas devidamente.
    12.3. Ao serem referidos no texto, não duplique a informação.
    12.4. As/Os tabelas/quadros, seus títulos e seus rodapés devem ser autoexplicativos e não podem ultrapassar uma página.
    12.5. O padrão dos símbolos usados em rodapé é o seguinte: *, **, ***, †, ††, †††, ‡, ‡‡, ‡‡‡.
    12.6. Consulte as normas da APA para a formatação.



  • 13. FIGURAS E GRÁFICOS

    13.1. Envie cada ilustração em documento individual e em formato JPG (alta resolução — 300 dpi) num total máximo de 5 figuras e gráficos.
    13.2. As legendas devem vir num documento Word em separado.
    13.3. Numere cada ilustração consecutivamente com algarismos árabes, na ordem em que são referidos no texto e legendadas devidamente.
    13.4. Figuras de outros trabalhos devem vir acompanhadas de permissão escrita dos seus autores.



  • 14. REFERÊNCIAS

    14.1. Não inclua referências não publicadas e coloque sempre o doi ou, na sua ausência, o URL caso tenha obtido a referência na web. Os doi devem ser sempre apresentados como um link URL completo no formato seguinte: https://doi.org/10.xxxx/xxxxx
    14.2. As referências de uma outra língua que não o inglês devem ser traduzidas para inglês.
    14.3. O número máximo de referências é de 50 para os artigos originais e de 100 para os artigos de revisão/metanálise.
    14.4. O uso de programas informáticos para gestão de referências e sua formatação são recomendados, como por exemplo o Papers ou o EndNote®.
    14.5. O formato seguido pela RPICS é o indicado pela APA. No entanto, por motivos de interoperacionalidade de bases de dados, coloque todos os autores, mesmo que em número ultrapasse os sete autores. Depois, os editores corrigirão este aspeto por forma a obedecer às normas da APA.
    14.6. Consulte a página dos exemplos .



  • 15. AGRADECIMENTOS​

    No final do manuscrito pode reconhecer a colaboração de pessoas, grupos ou instituições (por apoio financeiro, por apoio na recolha de dados, auxílio técnico, etc.), e que não têm justificadas as suas inclusões como autores.



  • 16. SUGESTÃO DE REVISOR​ES

    16.1. Envie um documento em Word com os nomes de quatro revisores.
    16.2. Estes revisores não podem trabalhar na mesma instituição/departamento, ter relações próximas ou ter publicado como coautor de qualquer um dos autores.
    16.3. Indique o nome, a instituição e o endereço eletrónico de cada revisor potencial.
    16.4. As sugestões para os revisores não garantem que eles venham a ser, de facto, os revisores do artigo.



  • 17. NÚMERO DE ORCID

    Inclua os números de ORCID para todos os autores.
    Caso não disponha/m desse número, antes de submeter o artigo, registe/m-se no seguinte endereço: https://orcid.org/register
    Nessa página web coloque/m os dados curriculares relevantes.



  • 18. Confirme que leu a Declaração de privacidade.

Instruções para Autores

 

Os critérios de aceitação para os artigos são a qualidade e a originalidade da investigação, sendo estes parâmetros avaliados primeiramente pelos Editores. Caso indicado, os artigos são atribuídos a um Editor selecionado que coordena o processo de revisão por pares, que geralmente envolve a procura de dois revisores especialistas na área.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de recusar material para publicação, sendo esse parecer comunicado no prazo máximo de um mês. A aceitação ou rejeição final cabe aos Editores. A menos que assim declarado, o material nesta revista não reflete necessariamente a opinião dos Editores ou do DI&D. Os editores não são responsáveis por qualquer erro de omissão ou por qualquer facto (ver Ética e Política Anti-plágio para mais informação). A Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social dá primazia a artigos de investigação originais, mas aceita também outros tipos de manuscritos. Ver Tipos de Artigos para mais informação.

Os manuscritos devem seguir os requisitos indicados pelas normas da APA Style® detalhadas no Publication Manual of the American Psychological Association (6ª Ed.). Outros requisitos são apresentados na página web Instruções aos Autores.

 

Política de Privacidade

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A seguir, apresentamos a nossa política de proteção das suas informações pessoais.

 

1. Sobre nós

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  • Outros aspetos do fluxo de trabalho do nosso site não exigem o uso de cookies. 
  • Por favor, dirija questões e pedidos relativos a esta declaração de privacidade aos editores-chefes da PJBSR (rpics@ismt.pt).

 

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  • O registo no nosso site é opcional e voluntário, mas é exigido no caso de submissão, análise ou edição do conteúdo de manuscritos. Os dados solicitados incluem apenas os seguintes pontos:
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