Validação da versão portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC)

Autores

  • Camila Carvalho Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal
  • Marina Cunha Instituto Superior Miguel Torga; Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra, Portugal http://orcid.org/0000-0002-5957-1903
  • Sónia Cherpe Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra, Portugal http://orcid.org/0000-0001-8248-3488
  • Ana Galhardo Instituto Superior Miguel Torga; Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra, Portugal http://orcid.org/0000-0002-3484-6683
  • Margarida Couto Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal http://orcid.org/0000-0001-8473-181X

DOI:

https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2015.1.2.23

Palavras-chave:

Adolescentes, Avaliação, CES‐DC, Depressão, Estudo instrumental

Resumo

Objetivo: A depressão na infância e na adolescência, tal como na população adulta, é uma das perturbações mentais mais comuns. Uma vez que o seu aparecimento nestas faixas etárias se associa a consequências graves na idade adulta, é fundamental identificar os sintomas depressivos precocemente. Desta forma, os instrumentos de autorrelato têm um papel fundamental, uma vez que permitem com facilidade, de forma fidedigna e válida, ter acesso a formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. O objetivo do presente trabalho é avaliar as propriedades psicométricas (fidedignidade e validade) da tradução portuguesa da Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children (CES-DC). Método: A amostra é constituída por 417 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 15,20, DP = 1,72). Foi utilizado o método translate – translate back na obtenção da versão na língua portuguesa. Para o estudo da validade convergente e divergente da CES-DC, foram utilizadas as versões portuguesas da Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21), do Children's Depresssion Inventory (CDI) e da Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) que avaliam, respetivamente, os estados emocionais negativos (depressão, ansiedade e stress), a sintomatologia depressiva e a satisfação global com a vida. Resultados: A análise fatorial exploratória apontou uma solução de três fatores (fator humor, fator interpessoal e fator felicidade) que explicam 54% da variância. Os resultados obtidos mostram que a escala possui uma excelente consistência interna (α = 0,90), uma boa estabilidade temporal (r = 0,72), assim como uma validade convergente e divergente adequada. O sexo e a idade mostraram influenciar os valores médios dos sintomas depressivos. Conclusões: Não obstante poderem ser apontadas algumas limitações ao presente estudo, os resultados confirmam a adequação e robustez da CES-DC na população portuguesa, sugerindo, constituir um questionário útil na avaliação de sintomas depressivos nos adolescentes.

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Biografias Autor

Camila Carvalho, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal

Psicóloga Clínica

Marina Cunha, Instituto Superior Miguel Torga; Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra, Portugal

Professora Auxiliar, Investigadora, Psicóloga clínica

Sónia Cherpe, Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra, Portugal

Psicóloga Clínica, Investigadora

Ana Galhardo, Instituto Superior Miguel Torga; Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra, Portugal

Professora Auxiliar, Investigadora, Psicóloga clínica

Margarida Couto, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal

Professora Auxiliar, Psicóloga clínica

 

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Publicado

2015-09-30

Como Citar

Carvalho, C., Cunha, M., Cherpe, S., Galhardo, A., & Couto, M. (2015). Validação da versão portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC). Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 1(2), 46–57. https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2015.1.2.23

Edição

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