Validação da versão portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC)

Resumo

Objetivo: A depressão na infância e na adolescência, tal como na população adulta, é uma das perturbações mentais mais comuns. Uma vez que o seu aparecimento nestas faixas etárias se associa a consequências graves na idade adulta, é fundamental identificar os sintomas depressivos precocemente. Desta forma, os instrumentos de autorrelato têm um papel fundamental, uma vez que permitem com facilidade, de forma fidedigna e válida, ter acesso a formas de pensar, sentir e agir dos sujeitos. O objetivo do presente trabalho é avaliar as propriedades psicométricas (fidedignidade e validade) da tradução portuguesa da Center for Epidemiological Studies Depression Scale for Children (CES-DC).

Métodos: A amostra é constituída por 417 adolescentes, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 15,20, DP = 1,72). Foi utilizado o método translate – translate back na obtenção da versão na língua portuguesa. Para o estudo da validade convergente e divergente da CES-DC, foram utilizadas as versões portuguesas da Depression Anxiety Stress Scales (DASS 21), do Children's Depresssion Inventory (CDI) e da Students' Life Satisfaction Scale (SLSS) que avaliam, respetivamente, os estados emocionais negativos (depressão, ansiedade e stress), a sintomatologia depressiva e a satisfação global com a vida.

Resultados: A análise fatorial exploratória apontou uma solução de três fatores (fator humor, fator interpessoal e fator felicidade) que explicam 54% da variância. Os resultados obtidos mostram que a escala possui uma excelente consistência interna (α = 0,90), uma boa estabilidade temporal (r = 0,72), assim como uma validade convergente e divergente adequada. O sexo e a idade mostraram influenciar os valores médios dos sintomas depressivos.

Conclusões: Não obstante poderem ser apontadas algumas limitações ao presente estudo, os resultados confirmam a adequação e robustez da CES-DC na população portuguesa, sugerindo, constituir um questionário útil na avaliação de sintomas depressivos nos adolescentes.

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Biografias Autor

Camila Carvalho, Instituto Superior Miguel Torga
Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal.
Marina Cunha, Instituto Superior Miguel Torga, Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra

Professora Auxiliar e coordenadora do curso do 2º ciclo de Psicologia Clínica, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal. Investigadora, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Universidade de Coimbra. Psicóloga clínica.

Sónia Cherpe, Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra

Psicóloga Clínica na Associação de Apoio a Doentes Depressivos e Bipolares. Investigadora e Doutoranda no Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra, Portugal.

Ana Galhardo, Instituto Superior Miguel Torga, Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenções Cognitivo-comportamentais, Universidade de Coimbra

Professora Auxiliar e coordenadora do curso do 1º ciclo de Psicologia, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal. Investigadora, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental, Universidade de Coimbra. Psicóloga clínica.

Margarida Couto, Instituto Superior Miguel Torga

Professora Auxiliar, Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra, Portugal.  Psicóloga clínica.

 

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Publicado
2015-09-30
Como Citar
Carvalho, C., Cunha, M., Cherpe, S., Galhardo, A., & Couto, M. (2015). Validação da versão portuguesa da Center for Epidemiologic Studies Depression Scale for Children (CES-DC). Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 1(2), 46-57. https://doi.org/10.7342/ismt.rpics.2015.1.2.23
Secção
Artigo Original