Fertility Awareness Project: Contributo de um focus group com adolescentes portugueses

Autores

  • Filipa Bento Nogueira Instituto Superior Miguel Torga (ISMT), Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9533-5820
  • Ana Galhardo Instituto Superior Miguel Torga (ISMT); Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3484-6683
  • Mariana Veloso Martins Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal https://orcid.org/0000-0001-6489-0290
  • Marina Cunha Instituto Superior Miguel Torga (ISMT); Universidade de Coimbra, Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5957-1903

DOI:

https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.283

Palavras-chave:

Adolescentes, Fertility awareness, Focus group, Serious game, Estudo qualitativo

Resumo

Objetivo: No âmbito de um projeto destinado à promoção da fertility awareness, desenvolvido pela Fertility Europe, pretendeu-se recolher informação junto de adolescentes portugueses, relativamente às suas perceções e opiniões acerca de um possível serious educational game sobre este tema. Métodos: Recorreu-se à metodologia de focus group, tendo sido elaborado um guião de questões e definidos os critérios de inclusão e exclusão dos participantes. Após a condução do focus group com oito adolescentes com idades entre os 15 e 18 anos, seguiu-se a análise de dados de forma dedutiva. Resultados: Os participantes consideraram os seus conhecimentos sobre a fertilidade e os fatores que a afetam limitados, destacando a utilidade de um jogo educativo de fertility awareness para o aprofundamento da compreensão destes conceitos, e referiram estar disponíveis para o jogar. Os adolescentes realçaram a importância de aspetos como a componente gráfica, os atributos competitivos, a expetativa de entretenimento, o potencial de aprendizagem, tal como a disponibilização de um website com informação adicional. Foram também identificadas potenciais barreiras à utilização do jogo, nomeadamente o tempo despendido na sua utilização, uma divulgação inadequada, um caráter monótono e cansativo e, ainda, poder não corresponder aos interesses de alguns jovens. Conclusões: Os participantes expressaram o desejo de obter mais conhecimentos sobre a fertilidade, considerando útil o desenvolvimento de um serious game para este efeito e demonstrando-se disponíveis para o utilizarem. Foi possível compreender as preferências dos adolescentes relativamente às características do jogo, sugerindo-se que estas sejam tidas em conta no seu desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abebe, M. S., Afework, M., & Abaynew, Y. (2020). Primary and secondary infertility in Africa: Systematic review with meta-analysis. Fertility Research and Practice, 6(20), 1-11. https://doi.org/jts6

Aladawy, D., Beckers, K., & Pape, S. (2018). PERSUADED: Fighting social engineering attacks with a serious game. In S. Furnell, H. Mouratidis, & G. Pernul (Eds.), Trust, privacy and security in digital business (pp. 103–118). Springer International Publishing. https://doi.org/jtvd

Almeida, F., & Simoes, J. (2019). The role of serious games, gamification and industry 4.0 tools in the education 4.0 paradigm. Contemporary Educational Technology, 10(2), 120–136. https://doi.org/ghfc9z

Almeida, J. L. F., & Machado, L. S. (2021). Design requirements for educational serious games with focus on player enjoyment. Entertainment Computing, 38, Artigo 100413. https://doi.org/gpnnjq

Annetta, L. A. (2010). The “I’s” have it: A framework for serious educational game design. Review of General Psychology, 14(2), 105–113. https://doi.org/dht957

Bodin, M., Plantin, L., Schmidt, L., Ziebe, S., & Elmerstig, E. (2021). The pros and cons of fertility awareness and information: A generational Swedish perspective. Human Fertility, Publicação eletrónica antecipada, 1–10. https://doi.org/gmtmhg

Boivin, J., Koert, E., Harris, T., O’Shea, L., Perryman, A., Parker, K., & Harrison, C. (2018). An experimental evaluation of the benefits and costs of providing fertility information to adolescents and emerging adults. Human Reproduction, 33(7), 1247–1253. https://doi.org/jtvf

Calvo-Morata, A., Alonso-Fernández, C., Freire, M., Martínez-Ortiz, I., & Fernández-Manjón, B. (2020). Serious games to prevent and detect bullying and cyberbullying: A systematic serious games and literature review. Computers & Education, 157, Artigo 103958. https://doi.org/gh3j6p

Caserman, P., Hoffmann, K., Müller, P., Schaub, M., Straßburg, K., Wiemeyer, J., Bruder, R., & Göbel, S. (2020). Quality criteria for serious games: Serious part, game part, and balance. JMIR Serious Games, 8(3), Artigo e19037. https://doi.org/gnr3vj

Daniluk, J. C., & Koert, E. (2013). The other side of the fertility coin: A comparison of childless men’s and women’s knowledge of fertility and assisted reproductive technology. Fertility and Sterility, 99(3), 839–846. https://doi.org/f2gf2k

Datta, J., Palmer, M. J., Tanton, C., Gibson, L. J., Jones, K. G., Macdowall, W., Glasier, A., Sonnenberg, P., Field, N., Mercer, C. H., Johnson, A. M., & Wellings, K. (2016). Prevalence of infertility and help seeking among 15 000 women and men. Human Reproduction, 31(9), 2108–2118. https://doi.org/gjpzcv

DeSmet, A., Shegog, R., Van Ryckeghem, D., Crombez, G., & De Bourdeaudhuij, I. (2015). A systematic review and meta-analysis of interventions for sexual health promotion involving serious digital games. Games for Health Journal, 4(2), 78–90. https://doi.org/gg6mqx

Din, Z. U., & Gibson, G. E. (2019). Serious games for learning prevention through design concepts: An experimental study. Safety Science, 115, 176–187. https://doi.org/jtvg

Ferreira, P. C., Simão, A. M. V., Paiva, A., Martinho, C., Prada, R., Ferreira, A., & Santos, F. (2021). Exploring empathy in cyberbullying with serious games. Computers & Education, 166, Artigo 104155. https://doi.org/gm7975

Fertility Europe. (2022). Our mission. https://bit.ly/3Dhl92b

Freitas, S. (2018). Are games effective learning tools? A review of educational games. Journal of Educational Technology & Society, 21(2), 74–84. https://bit.ly/3xebA0q

Garneli, V., Patiniotis, K., & Chorianopoulos, K. (2021). Designing multiplayer serious games with science content. Multimodal Technologies and Interaction, 5(3), 1–17. https://doi.org/jtvh

Gipson, J. D., Bornstein, M. J., & Hindin, M. J. (2020). Infertility: A continually neglected component of sexual and reproductive health and rights. Bulletin of the World Health Organization, 98(7), 505–506. https://doi.org/jtvj

Gitarana, G. R. E., Fithratu, C., Muis, A. N., & Darmakusuma, R. (2020, dezembro 14–15). Analysis and evaluation of player engagement in serious education game using game refinement theory case study: Arithmatopia game [Apresentação de artigo]. 2020 6th International Conference on Interactive Digital Media (ICIDM), Bandung, Indonesia. IEEE. https://doi.org/jtvk

Hamari, J., Shernoff, D. J., Rowe, E., Coller, B., Asbell-Clarke, J., & Edwards, T. (2016). Challenging games help students learn: An empirical study on engagement, flow and immersion in game-based learning. Computers in Human Behavior, 54, 170–179. https://doi.org/gfgvzq

Hammarberg, K., Setter, T., Norman, R. J., Holden, C. A., Michelmore, J., & Johnson, L. (2013). Knowledge about factors that influence fertility among Australians of reproductive age: A population-based survey. Fertility and Sterility, 99(2), 502–507. https://doi.org/f2fvb4

Harper, J., Boivin, J., O’Neill, H. C., Brian, K., Dhingra, J., Dugdale, G., Edwards, G., Emmerson, L., Grace, B., Hadley, A., Hamzic, L., Heathcote, J., Hepburn, J., Hoggart, L., Kisby, F., Mann, S., Norcross, S., Regan, L., Seenan, S., … Balen, A. (2017). The need to improve fertility awareness. Reproductive Biomedicine & Society Online, 4, 18–20. https://doi.org/jtvm

Hennink, M. M. (2007). International focus group research: A handbook for the health and social sciences. Cambridge University Press. https://doi.org/b26jxs

Hennink, M. M., Kaiser, B. N., & Weber, M. B. (2019). What influences saturation? Estimating sample sizes in focus group research. Qualitative Health Research, 29(10), 1483–1496. https://doi.org/ggqjbb

Kamiński, P., Baszyński, J., Jerzak, I., Kavanagh, B. P., Nowacka-Chiari, E., Polanin, M., Szymański, M., Woźniak, A., & Kozera, W. (2020). External and genetic conditions determining male infertility. International Journal of Molecular Sciences, 21(15), Artigo 5274. https://doi.org/jtvn

Kudesia, R., Talib, H. J., & Pollack, S. E. (2017). Fertility awareness counseling for adolescent girls; guiding conception: The right gime, right weight, and right way. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology, 30(1), 9–17. https://doi.org/f9x6sc

Leipzig, T., Lutters, E., Hummel, V., & Schutte, C. (2022). An architecture for bidirectional learning games. International Journal of Game-Based Learning, 12(1), 1–22. https://doi.org/jtvp

Leonel, A. T., Ferreira, L. A. B., Mello, R. G., & Boller, C. (2021). O uso das metodologias ativas de ensino e aprendizagem: Percepção dos docentes de curso de fisioterapia. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, 8(17), Artigo e081702. https://doi.org/jtvq

McCarey, C., Viviano, M., & Yaron, M. (2021). FertiSTAT: A potential tool for adolescent sexual health. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology, 34(6), 805–810. https://doi.org/jtvr

Mulcahy, R. F., Russell-Bennett, R., Zainuddin, N., & Kuhn, K. (2018). Designing gamified transformative and social marketing services: An investigation of serious m-games. Journal of Service Theory and Practice, 28(1), 26–51. https://doi.org/ghp8wd

Pordata. (2022). Idade média da mãe ao nascimento do primeiro filho. https://bit.ly/3Dhm1DY

Ragnar, M. E., Grandahl, M., Stern, J., & Mattebo, M. (2018). Important but far away: Adolescents’ beliefs, awareness and experiences of fertility and preconception health. The European Journal of Contraception & Reproductive Health Care, 23(4), 265–273. https://doi.org/gd8tnt

Silva, I. M. S. da, Veloso, A., & Keating, J. (2014). Focus group: Considerações teóricas e metodológicas. Revista Lusófona de Educação, 2(26), 175–190. https://bit.ly/3RNGaYg

Silva-Carvalho, J. L., & Santos, A. (2009). Estudo AFRODITE: Caracterização da Infertilidade em Portugal—Estudo na comunidade. Faculdade de Medicina da Universidade de Porto.

Teichmann, M., Ullrich, A., Knost, D., & Gronau, N. (2020). Serious games in learning factories: Perpetuating knowledge in learning loops by game-based learning. Procedia Manufacturing, 45, 259–264. https://doi.org/gg6z2s

Verschueren, S., Buffel, C., & Stichele, G. V. (2019). Developing theory-driven, evidence-based serious games for health: Framework based on research community insights. JMIR Serious Games, 7(2), Artigo e11565. https://doi.org/hscm

Zegers-Hochschild, F., Adamson, G. D., Dyer, S., Racowsky, C., de Mouzon, J., Sokol, R., Rienzi, L., Sunde, A., Schmidt, L., Cooke, I. D., Simpson, J. L., & van der Poel, S. (2017). The international glossary on infertility and fertility care. Fertility and Sterility, 108(3), 393–406. https://doi.org/ggfz5f

Zhonggen, Y. (2019). A meta-analysis of use of serious games in education over a decade. International Journal of Computer Games Technology, Artigo e4797032. https://doi.org/gfw5s5

Publicado

06-03-2023

Como Citar

Bento Nogueira, F., Galhardo, A., Veloso Martins, M., & Cunha, M. (2023). Fertility Awareness Project: Contributo de um focus group com adolescentes portugueses. Revista Portuguesa De Investigação Comportamental E Social, 9(1), 1–21. https://doi.org/10.31211/rpics.2023.9.1.283

Edição

Secção

Artigo Original

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>